Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

#COP21 Paris

(Quase) tudo sobre a minha participação na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) em Paris de 30/nov a 11/dez 2015



Sábado, 21.11.15

Conhecer as emissões de GEE à escala global

Emissões globais de gases de efeito de estufa (GEE)

À escala global, os principais gases de efeito estufa emitidos pelas atividades humanas são:

Dióxido de carbono (CO2) - O uso de combustíveis fósseis é a principal fonte de CO2. A forma como as pessoas usam o solo é também uma importante fonte de CO2, especialmente quando envolve a desflorestação. O CO2 também pode ser emitido a partir de impactos diretos induzidos pelo homem nas florestas e outros usos do solo, através da desflorestação, conversão de terras para agricultura, e degradação dos solos. Da mesma forma, o solo também pode remover o CO2 da atmosfera através da reflorestação, melhoria de solos e outras atividades.

Metano (CH4) - Atividades agrícolas, gestão de resíduos, uso de energia e queima de biomassa.

Óxido nitroso (N2O) - Atividades agrícolas, tais como o uso de fertilizantes, são a principal fonte de emissões de N2O. A queima de biomassa também gera N2O.

Gases fluorados (gases fluorados) – Os processos industriais, refrigeração, bem como a utilização de uma variedade de produtos de consumo contribuem para as emissões de gases fluorados, que incluem os hidrofluorcarbonos (HFCs), perfluorcarbonos (PFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6).

O carbono negro é uma partícula sólida ou de aerossol, não é um gás, mas também contribui para o aquecimento da atmosfera.

global_emissions_gas_2015.png

Emissões globais de gases com efeito de estufa por Sector Económico no ano de 2010 (Fonte: IPCC 2014)

A repartição por setores é a seguinte: 25 por cento é proveniente da produção de eletricidade e calor; 14 por cento são emissões associadas aos transportes; 6 por cento de edifícios residenciais e comerciais; 21 por cento da indústria; 24 por cento é proveniente da agricultura, florestas e outros usos do solo e 10 por cento é de outros usos de energia.

global_emissions_sector_2015.png

Eletricidade e produção de calor (25% de 2010 das emissões globais de gases de efeito de estufa) - A queima de carvão, gás natural e petróleo para a produção de energia elétrica e calor é a maior fonte de emissões globais de gases de efeito estufa.

Indústria (21% de 2010 das emissões globais de gases de efeito de estufa) – As emissões de gases de estufa da indústria envolvem principalmente combustíveis fósseis queimados no local em instalações energéticas. Este setor também inclui emissões de processos químicos, metalúrgicos e de transformação mineral, não associados ao consumo de energia e as emissões de atividades de gestão de resíduos. (Nota: As emissões provenientes do uso de energia elétrica industrial são excluídas dado estarem cobertas no sector da produção de eletricidade e calor)

Agricultura, Floresta e Outros Usos do Solo (24% de 2010 das emissões globais de gases de efeito de estufa) – As emissões provenientes deste sector vêm principalmente da agricultura (culturas e pecuária) e desflorestação. Esta estimativa não inclui o CO2 que os ecossistemas removem da atmosfera por sequestro de carbono na biomassa, matéria orgânica morta e solos e que compensam aproximadamente 20% das emissões deste sector.

Transportes (14% de 2010 das emissões globais de gases de efeito de estufa) – As emissões provenientes deste sector envolvem principalmente combustíveis fósseis queimados para o transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e transporte marítimo. Quase toda a energia utilizada no transporte no mundo (95%) provém de combustíveis à base de petróleo, em grande parte, gasolina e gasóleo.

Edifícios (6% de 2010 das emissões globais de gases de efeito de estufa) - As emissões provenientes deste sector resultam do uso local de energia e queima de combustíveis para aquecimento nos edifícios ou cozinhar nas casas. (Nota: As emissões provenientes do uso de energia elétrica em edifícios estão excluídas pois estão cobertas no sector da produção de eletricidade e calor).

Outra Energia (10% de 2010 das emissões globais de gases) - Esta fonte de emissões de gases de efeito estufa inclui todas as emissões do setor de energia que não estão diretamente associadas à produção de eletricidade ou de calor, como a extração de combustíveis, refinação, processamento e transporte.

 

Tendências globais e emissões dos países / grupos de países mais significativos

Em 2013, o topo dos países emissores de carbono (CO2) emissores foram a China, os Estados Unidos, a União Europeia, a Índia, a Rússia, Japão e Canadá. Estes dados incluem as emissões de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis, bem como fabricação de cimento e queima de gás. Todas estas estas fontes juntas representam uma grande proporção do total das emissões globais de CO2.

emissões fósseis e cimento.jpg

 

Top Países Emissão Fósseis.jpg

 

Top Países Emissão Fósseis pc.jpg

As emissões e sumidouros relacionados com as mudanças no uso do solo não estão incluídos nestas estimativas. No entanto, as mudanças no uso do solo podem ser importantes: as estimativas indicam que as emissões de gases de efeito estufa globais líquidas provenientes da agricultura, floresta e outros usos do solo foram superiores a 8 mil milhões de toneladas de CO2 equivalente, ou seja, cerca de 24% das emissões totais de gases de efeito estufa. Em áreas como os Estados Unidos e na Europa, as mudanças do uso do solo associadas às atividades humanas têm um efeito líquido de absorção de CO2, compensando parcialmente as emissões de desflorestação de outras regiões do globo.

De notar:

- quatro países / grupos de países (EU) (China com 28%, EUA com 14%, UE28 com 10% e Índia com 7), representam 58% das emissões globais de CO2 associadas aos combustíveis fósseis

- as emissões per capita da China já ultrapassaram as da União Europeia e estão 45% acima da média anual

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Francisco Ferreira às 17:57




Twitter


calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Posts mais comentados



Arquivo

2015



Mais sobre mim

foto do autor