Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
(Quase) tudo sobre a minha participação na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) em Paris de 30/nov a 11/dez 2015
(Em actualização) Depois de cinco horas de negociações desde a última sessão, já reúne novamente o Comité de Paris (emissão em direto), onde o presidente da COP21 admitiu que são necessárias mais conversas informais e propôs que os trabalhos prossigam uma hora após este Comité em duas reuniões paralelas, uma delas em formato 'indaba' (negociação informal) destinada apenas ao chefes de delegação.
Este fórum deverá discutir as questões políticas transversais ainda em aberto: diferenciação, ambição e finanças. Os restantes temas ainda em discussão deverão ser negociados no outro encontro, enquanto os parágrafos já "fechados" devem ser enviados para análise jurídica pelos serviços da Convenção. Laurent Fabius pretende desta forma avançar mais eficazmente com para uma nova versão de esboço de acordo que possa ser divulgada ao início da tarde de amanhã, o penúltimo dia desta Cimeira do Clima.
21h25 (de Paris) A reunião ainda decorre com uma sucessão de intervenções das delegações, cujo sentido global é revelador do estado ainda precário do atual projeto de Acordo de Paris. Entre outros temas, vários países pedem mais ambição, reivindicam que fique expresso o limite de 1,5ºC de aquecimento global, e que o futuro acordo seja vinculativo (ver infografia com resumo das principais intervenções).
23h28: Comité de Paris termina com anúncio de continuação dos trabalhos em dois fóruns destinados apenas às delegações, ambos a começar à meia noite: um encontro ‘indaba’ sobre as três principais questões em aberto (diferenciação, ambição e finanças), presidido por Laurent Fabius, e uma sala para negociações coordenadas por Manuel Pulgar-Vidal (que presidiu à COP20) sobre os outros temas: perdas e danos, mecanismos de cooperação, preâmbulo e florestas. (vídeo integral desta quarta reunião do Comité de Paris)